Quem decide o que a gente pode ou não pode? Acho que você já gastou algum tempo na sua vida observando – e talvez até criticando – o que outra pessoa estava fazendo. Provavelmente era algo parecido com o que você faz, ou algo que você gostaria muito de fazer.
Muitas vezes esperamos por alguma coisa ou alguém que nos diga: “Você é boa, vai!”.
Às vezes esses selos de verificação aparecem como diplomas, certificados, um elogio vindo de alguém que admiramos, a conclusão de um curso. Ufa! Agora sim estou pronta! Mas nem sempre eles vão aparecer assim para validar nossos desejos e decisões. Eles não são um pozinho mágico a que você adiciona água e recupera sua autoconfiança em goladas de autoestima. Às vezes, esses selos aparecem do nada, em insights, como milagres. Quando você perceber isso, guarde essa sensação! Ela vai ser bem útil quando você precisar de um auto-tapinha-nas-costas!
Mas, e se nada disso acontecer? Então, procure lembrar do que te move, e caminhe nesta direção. Estude, converse com as pessoas, reconheça tudo que você já viveu e, se necessário, (re)comece sem estar pronto. Busque dentro de você o que te autoriza, porque olha…se você não fizer, alguém com mais coragem – ou cara de pau – vai fazer no seu lugar.
E não se preocupe: nunca seremos criticados por quem está fazendo mais que a gente!
Está precisando de uma mãozinha pra ajudar a identificar o que só você tem de único e especial? Fala com a gente!
Quer ser autonoME? A gente te dá a mão!
Carol Romano